Em Projetos, gerundios devem ser seguidos de períodos de tempo, datas ou horas.

 

Uma característica forte de projetos é que os mesmo são temporários, ou seja espera-se uma data final para sua conclusão, caso contrário seria uma operação. Mas este é um aspecto que qualquer gerente de projetos deve planejar e considerar constantemente dentro do seu empreendimento, portanto, nenhuma novidade aqui, pois não estamos nos referindo aqui somente as principais datas (marcos/milestones) do projeto, pois estas já são obvias e claras em um planejamento (pelo menos deveria), mas sim as pequenas datas que muitas vezes estão sim contempladas em um cronograma (ou as vezes não) mas que não são referenciadas de forma adequada pelo gerente e equipes de projetos principalmente nos aspectos de comunicações.

É muito comum ouvirmos de gerentes e equipes de projetos em suas interações de comunicações (principalmente em reuniões) a utilização de verbos no gerúndio (estamos desenvolvendo, estou planejando, o programador esta terminando, estamos testando, estou aguardando, a equipe esta analisando e etc.). Até então tudo bem se estas frases não parassem por aí !!!

A dica é: Crie o hábito de complementar suas palavras no gerúndio com datas, horas ou períodos de tempo. Eis alguns exemplos mais adequados quando se utiliza o gerúndio ... "Estamos desenvolvendo as telas e até o final do dia 15 de julho estarão prontas", "Estamos testando o produto e até amanhã ao final do dia devemos concluir", "o analista esta revisando os documentos e deve concluir esta trabalho hoje até as 18 horas".


Portanto, procure sempre ter o hábito de quando reportar as atividades de seus projetos principalmente em reuniões, relatórios de acompanhamentos ou mesmo conversas informais utilizar sempre a referência do "Quando", pois por mais que você tenha realmente estas atividades planejadas com as respectivas datas, horas e etc, este hábito gerencial transmite aos interessados do projeto na qual você é gerente um aspecto positivo que mostra que datas (mesmo as das atividades mais simples) são muito importante e consequentemente que o projeto este bem controlado.

Comente este assunto

 

Marcos Pires, PMP - Gerente do Escritório Corporativo de Projetos, professor de MBA em Gestão de Projetos